A minha história…

Iniciei-me como federado em 2006, juvenil, no Clube de Ciclismo de Vila Real, onde comecei a competir. Fiz a minha primeira corrida no Minho, ganhei com alguma vantagem para os adversários. O “bichinho” pela competição a sério aumentou. Treinava diariamente cerca de 20 minutos, por iniciativa própria. A 2ª prova ganhei, 3ª,… Fiquei apaixonado pelo ciclismo…

Juvenil - CCVR
Juvenil – CCVR

O meu director desportivo, Carlos Marques, ao ver em mim estas capacidades, leva-me a experimentar estrada. 1ª corrida que fiz ganhei. Ainda não sabia nada de nada de ciclismo de estrada, lembro-me que estava muito vento e o pelotão ia todo enfilado e eu ia sozinho ao lado a apanhar vento de frente, no fim sprintei e ganhei…

Em 2007, cadete de 1ºano, larguei o cross e passei para estrada, comecei a aprender a andar no pelotão nacional e obtive excelentes resultados, como vice-campeão nacional de fundo, 7º no de CR, 2º na Taça de Portugal… 

A 2008 ainda na mesma equipa, liderei praticamente toda a 1ª parte da época, tendo depois uma quebra na condição física e resultados.

GP Sabrosa - cadete
GP Sabrosa – cadete

Foi então que a 2009 mudei para a ASC-Vila do Conde, onde comecei a ser treinado pelo Tiago Aragão. Obtive bons resultados, como junior de 1ºano, como 2º na Volta a Loulé, 4º na Volta a Portugal e vitórias em etapas e corridas como a Taça de Portugal. No final desta época comecei a praticar a vertente de pista, na inauguração do velódromo nacional. Acabei por concretizar um dos meus sonhos, ser campeão nacional, neste caso em perseguição indivídual.

Em 2010, no meu último ano de Júnior, tive uma época sem vitórias.

Prémio de Esposende
Prémio de Esposende

Em 2011 passei a sub23 para o ASC – Vitória de Guimarães, correndo já junto com profissionais. Neste ano tive algumas vitórias muito importantes como a juventude da Volta ao Alentejo ficando em 6º na geral e duas etapas da Volta a Portugal do Futuro.

Sub23 - Vitória Guimarães
Sub23 – Vitória Guimarães

Em 2012 mudei-me para a Liberty Seguros / Feira / Specialized tendo feito uma época modesta com vitória na Clássica de Padron e numa etapa da Volta a Portugal do Futuro.

Sub23 - Liberty Seguros
Sub23 – Liberty Seguros

Em 2013 manti-me na mesma equipa Liberty Seguros / Feira / KTM e venci a Clássica de Padron novamente.

Sub23 - Liberty Seguros
Sub23 – Liberty Seguros

Em 2014, pela Liberty Seguros / Feira / KTM e no último ano como sub-23 depois de um início de época menos conseguido em resultados, realça-se o seu final com a vitória frente aos profissionais no Circuito da Moita.

Leonel Coutinho
Leonel Coutinho

Em 2015, como Elite e profissional pela LA-Antarte, participa pela primeira vez na Volta a Portugal em bicicleta, permanecendo na equipa também em 2016.

18192616_10209115371587853_6874427219045565796_o

Em relançamento de carreira, numa aventura por terras espanholas pela equipa Super Froiz inicia com o pé direito o ano 2017 ao vencer o Memorial Sanroma e continua um ciclo de vitórias no GP Pontevedra, entre vários pódios e top10.

Em 2018 regressa a Portugal, num novo projecto profissional, Vito-Feirense-Blackjack.

 

Anúncios

14 Comments Add yours

  1. cipriano diz:

    és o maior! zézinho!!!!! tas ca dentro! ❤

    😀
    😀

  2. paulo silva-massagista diz:

    Muito bem amigo estive a ler tudo com muita atenção ,e estaz de parabéns,deixo-te desde já aqui o meu grande abraço e espero te encontrar muitas mais vezes na selecção ok

  3. Inês diz:

    Um verdadeiro campeão! =D

  4. capeline diz:

    ola amigo espero que esta corrida na alemanha te corra bem sao os votos deste amigo que ja ha muito te conhece e tem plena confiança nas tuas capacidades, desejo-te a maior sorte do mundo pois tu mereces, os bons resultados la virao, um abraço

  5. marta diz:

    fascinante… dava para escrever um livro 😀

    Parabéns pelo ciclista fantástico que és!!!

  6. Celso Olhero diz:

    Espero que esta última etapa da volta te corra bem, um abraço ass. Celso.

    1. Leonel Coutinho diz:

      obrigado pelo apoio Celso 😉

  7. Nuno Rafael Silva diz:

    Acho que vais conhecer eu sou o primo da namorada do teu irmão.
    EU apoio-te!!!! lool xd

    1. Leonel Coutinho diz:

      Tenho uma ideia de quem seja 😀
      obrigado pelo apoio!

  8. jose ferreira diz:

    Como teu diretor desportivo , como amigo, desejo-te as maiores felicidades e muitos êxitos pela vida fora, um bom filho, um bom homem, um bom atleta, segue em frente, pois o destino so a DEUS pertence, força campeao, aquele abraço CAPELINE

  9. CAPELINE diz:

    ESQUECESTE-TE DE MENCIONAR UMA HISTORIA MUITO ENGRAÇADA, PROVA DE ABERTURA CASTELO BRANCO (2008,9) AINDA EM CADETE NA 3º VOLTA ARRANCASTE E SOZINHO LA FOSTE PARA MAIS UMA VITORIA LEMBRASTE? FIZEMOS 320 KM NUMA FIAT MAREA 4 ATLETAS NO BANCO DE TRAS CONDUTOR E MECANICO A FRENTE. E MUITAS MAIS E ENGRAÇADAS HISTORIAS HAVIA PARA CONTAR,

    1. Leonel Coutinho diz:

      Pois é xD isso não se esquece xD

  10. Barny diz:

    ESQUECESTE-TE DE MENCIONAR UMA HISTORIA MUITO ENGRAÇADA, PROVA DE ABERTURA CASTELO BRANCO (2008,9) AINDA EM CADETE NA 3º VOLTA ARRANCASTE E SOZINHO LA FOSTE PARA MAIS UMA VITORIA LEMBRASTE? FIZEMOS 320 KM NUMA FIAT MAREA 4 ATLETAS NO BANCO DE TRAS CONDUTOR E MECANICO A FRENTE. E MUITAS MAIS E ENGRAÇADAS HISTORIAS HAVIA PARA CONTAR,
    +1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s